Sobre


O Círculo de Críticos Online Portugueses (CCOP) é um grupo seleccionado de críticos online de cinema portugueses, cuja acção se centra essencialmente na classificação dos filmes estreados mensalmente nas salas de cinema portuguesas, de forma a produzir um conjunto de tops mensais, com oportunos dados estatísticos. O CCOP poderá dedicar-se ainda à elaboração de tops de temáticas especiais (décadas, realizadores, géneros) e um prémio anual (cujo nome será posteriormente definido) dedicado aos melhores filmes do ano. Este projecto nasceu em colaboração com o projecto, de origem brasileira, Liga dos Blogues Cinematográficos.


Os membros do CCOP deverão participar em todas as actividades do grupo (tops mensais, especiais, repescagem e prémio anual). A participação nos tops mensais é obrigatória. No caso de um membro não ter visto qualquer filme exibido no circuito comercial português naquele mês, deverá informar a direcção do CCOP de tal facto. Três meses consecutivos sem participação, levará à sua exclusão como membro. Os tops especiais (décadas, festivais, realizadores, etc) são facultativos, mas recomendamos a participação de todos, de forma a obter dados mais fiáveis e abrangentes. A participação no prémio anual é obrigatório. Em caso de não participação, este será excluído da qualidade de membro.



Os membros do CCOP deverão manter o seu espaço online actualizado regularmente e publicar, com periodicidade mínima de 3 meses, críticas de filmes (onde se incluem filmes estreados naquele mês em sala, filmes antigos, edições em DVD ou Blu-Ray). 


7 comentários:

  1. Só uma opinião e não mais que isso. Acho bizarro não estar nos membros fundadores nenhuma pessoa que escrevesse antes de 2003? Nem ninguém do 7 arte, nem do cinema 2000, nem do cinedie, e que escrevem para outros sitos. No fundo, parece uma associação de amigos de blogs (alguns que se transformaram em sites entretanto), uma espécie de extensão dos blog awards que admite novos membros. Se querem criar uma coisa como deve ser, façam como deve ser. É que assim parece que a critica de cinema na internet nasceu com os blogs, mas na verdade começou uma dezena de anos antes. Qual é o nexo de pessoas que escrevem há um par de anos avaliar (pk é avaliar) pessoas que escrevem há 16, 17 anos? A meu ver uma iniciativa destas (com o potencial que tem) devia passar por juntar (de forma aberta) por TODOS os sites, blogs ligados a cinema com alguns anos no activo e só depois então, relativamente a novos críticos/sites/etc, se deveria proceder assim...

    aqui fica a minha opinião

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Jorge.

      O CCOP nasceu como projecto-irmão da Liga dos Blogues Cinematográficos (de origem brasileira) e do qual eu faço parte, após um pedido meu para replicá-lo em Portugal. A única intenção do grupo é classificar filmes e não críticos. O grupo fundador é precisamente isso, fundador, e conforme podes reparar noutro separador deste blogue (http://ccopblogue.blogspot.com/p/membros.html) vai existir abertura do círculo a outros críticos (e sim, principalmente amadores oriundos de blogues ou sites).

      Eliminar
  2. Tanto nos meios profissionais como nos amadores há críticos melhores e piores, isto foi uma selecção do Tiago de pessoas a quem reconhece competência, dedicação e gosto pelo Cinema. E que estejam frequentemente acessíveis, nem todos os críticos fora da blogosfera têm interesse em participar nestas actividades. Podem não ter muito passado na escrita, mas têm futuro.

    Quanto a antiguidade, não é por o blog ter essa idade que as pessoas só começaram aí. [MOMENTO PUBLICITÁRIO] No Antestreia escrevem críticos com mais de 30 anos de experiência.

    ResponderEliminar
  3. Pensei que queriam algo mais ambicioso. Thats all. Boa sorte.

    ResponderEliminar
  4. Fica a sugestão:
    Publicar uma descrição de cada um destes membros.
    Pessoalmente gostaria de saber seu background profissional relativamente ao cinema

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado desde já pela sugestão. A lista completa dos membros encontra-se disponível aqui: http://ccopblogue.blogspot.pt/p/membros.html.

      Não iremos poremos publicar informações adicionais sobre cada um deles pelo facto deste grupo não ser constituído por pessoas ligadas à área do cinema (todos eles têm áreas de formação e experiência profissional em áreas distintas) e todo o seu trabalho é amador, porém dedicado ao cinema por pura paixão. Os links disponíveis para os seus blogues são as melhores janelas para o seu trabalho.

      Cumprimentos

      Eliminar